top of page

FOCO E ATITUDE


Falamos muito sobre FOCO nos trabalhos espirituais, palavra que leva a outras, uma delas é ATITUDE. Devemos manter o foco, acompanhado de uma atitude que é a de comandar o próprio desenvolvimento, ampliando a consciência, abandonando a posição de "pedinte de apoios" para tornar-se capaz de dar apoio a si mesmo. Para tanto, é necessário ter atitude. Para ser dono da própria cabeça é necessário comandá-la com eficiência.

Para ser dono do destino, escapando da "influencia da inteligência dos animais, ou seja, da influência astrológica do zodíaco ou da natureza, é preciso ser automotivado ou ter humildade suficiente para aceitar apoio seja de quem for, encarnado ou desencarnado, até que chegue o dia em que não vai dar trabalho a ninguém, ao contrário, retribuirá o apoio, oferecendo aquilo que recebeu um dia.

O que nos impede de evoluir é mais a falta de coragem moral do que propriamente a falta de inteligência. Depende da maneira como a pessoa vê o mundo, assim vê a si próprio, não precisando para isso nenhuma coragem, mas atitude ou uma tomada de decisão.

Precisa arriscar-se a ir em frente e suportar as surpresas da vida. Uma psique fraca não suporta nenhuma mudança em seu universo, precisa de muita conversa, de explicações, de avisos sobre como as coisas irão se acontecer. Pessoas com a psique fraca não aguentam ser contrariadas, as mudanças lhe parecem exigências descabidas da sociedade. Elas necessitam freqüentemente “dar um tempo” para assimilar as novidades pois acham que é muita pressão, muita informação num só dia, mesmo que as informações sejam boas e úteis.

O iniciado, ao contrário, é o fator das mudanças evolutivas do mundo porque suporta surpreender (agüentando as conseqüências disso) e ser surpreendido ¬(analisa e assimila). Também suporta não dar certo e começar tudo de novo, corrigindo os erros, sem se sentir derrotado porque as coisas não saíram do jeito que gostaria. O iniciado tem força interna para retomar a jornada. Não adianta fantasiarmos – como fazem os fracos morais – sobre o que achamos sobre o mundo. Não adianta arranjar justificativas, ou distorcer as coisas com boas desculpas sobre os problemas de infância e injustiças sociais, a realidade será sempre soberana.

Cada pessoa que evolui, renova e transforma seus pensamentos. Assim, estimula a evolução dos demais a sua volta, pelo exemplo e pela energia que emite. É dessa maneira que o mundo progride, senão vive-se num mundo antiquado e ultrapassado. É hora de tomarmos atitudes positivas, sabendo que é impossível evoluir coletivamente sem evoluímos individualmente, ampliando visão do mundo – mesmo que seja apenas do nosso mundo particular.

Desta forma, sugiro que comecemos a descomplicar a vida. Já que não podemos decretar paz no mundo, podemos decretá-la na nossa vida, nos reconciliando com nossos desafetos, com familiares e amigos, procurando ser amáveis e pacientes. Não custa nada também organizar a vida – começando pela própria casa – doando o que não usa mais, limpando os cantos, as gavetas e os livros. É importante comunicar-se com quem há muito tempo não se tinha contato, parando de implicar, de ruminar sobre o passado e deixando de ser ranzinza ou de se fechar em silêncios e ausências emocionais punitivas contra familiares e amigos. Deixando também de lançar olhares duros, sarcásticos e de desprezo magoando-se com tudo e com todos. ou de ofender-se, Por favor, tenhamos uma atitude positiva por dia.

Desse modo, em pouco tempo, o mundo ficará bem melhor. De que adianta comungar o sacramento se isso não servir para nos tornarmos mais acessíveis às pessoas? Coloquemos um foco luminoso na vida e quem estiver perto verá e será visto.Tem mais uma coisinha... já repararam que mais da metade das coisas que pedimos a Deus, podíamos resolver sozinhos se tivéssemos coragem moral de tomar uma atitude? Bom final de ano gregoriano a todos!

bottom of page