top of page

Leia a FICHA DE NOVOS PARTICIPANTES com atenção antes de preencher, sem omissões e assinar

Para participar das Reuniões Espirituais da Porta do Sol é necessário ser indicado por um membro, o qual se responsabilizará pelo prazo de 12 meses, além de orientá-lo e acompanhá-lo.


A pessoa interessada deve preencher a FICHA DE NOVOS PARTICIPANTES, fornecer informações sobre seu estado de saúde físico, psicológico e mental, bem como o histórico de saúde, se houver. É imprescindível informar ao membro responsável se tiver algum problema de saúde que exija cuidados especiais. O interessado será, então, entrevistado por uma comissão responsável.
 

Em consonância com os princípios éticos, deontológicos e de boas práticas previstos em guias sobre saúde e ayahuasca e recomendados pela comunidade ayahuasqueira, reforçamos que o cuidado prévio à participação no Trabalho é de suma importância, considerando as inúmeras características físicas, psicológicas, hereditárias e os hábitos que nos constituem;

Não é permitido o uso de nenhuma substância que altere a consciência (drogas, álcool, remédios tarja preta) pelo menos três dias antes da reunião espiritual.
Ninguém precisa abandonar sua religião de origem para participar das reuniões da Porta do Sol. Aceitamos que Deus é Um.

Em caso de alguma condição de saúde física ou mental, é importante que a pessoa consulte previamente o seu médico ou terapeuta, bem como o/a Dirigente responsável pelos Trabalhos da Porta do Sol, que irá analisar cada caso com o apoio do Grupo Saúde.
O Grupo Saúde é constituído por Membros que têm formação profissional na área da saúde.
A Porta do Sol não realiza avaliações diagnósticas ou prescreve tratamentos.


1.    Leia a FICHA DE NOVOS PARTICIPANTES  com atenção e preencha com informações verdadeiras, sem omissões, antes de assinar;

 

2.     Evite comparecer às reuniões espirituais se não estiver seguro a respeito de sua vontade e bem informado sobre a natureza do sacramento;

 

3.     Participe e ouça a Palestra realizada por outro membro da instituição presente no dia da reunião espiritual;

 

4.     Não mantenha relações sexuais desde o dia anterior nem após a reunião espiritual;

 

5.    Recomenda-se alimentação leve e uso de roupas claras;
 

6.    A reunião espiritual dura em torno de 6 horas, entre a cerimônia, a alimentação e a capoeira - é necessário permanecer até o fim.

 

7.   É importante destacar que nos tempos do Mestre Irineu não havia qualquer restrição. É com humildade e por respeito aos nossos "irmãos" que decidimos alertar sobre as questões acima mencionadas.  Como dizia o Mestre Irineu: 

 

"O Daime é para todos, mas nem todos são para o Daime."


A Porta do Sol defende a Natureza e a Paz no Brasil e no mundo. Não somos vinculados a qualquer partido político, nem permitimos propaganda dentro dos encontros.

Cuidados necessários prévios com a saúde física e mental

  1. Evite comparecer às reuniões espirituais se não estiver seguro a respeito de sua vontade e bem informado sobre a natureza do sacramento;

  2. Ouça o testemunho de outro membro da instituição presente no dia da reunião espiritual;

  3. Não mantenha relações sexuais desde o dia anterior nem após a reunião espiritual;

  4. Recomenda-se café da manhã leve e uso de roupas claras;
     

Nos dias anteriores ao Trabalho espiritual recomenda-se o cuidado especial com palavras, pensamentos e emoções, que podem ter um efeito tóxico sobre os nossos corpos e campo energético. Existem certas condições de saúde física e mental pré-existentes em que a ayahuasca não deve ser utilizada ou deve-se consumir com precaução, dependendo do caso.

A reunião espiritual dura em torno de 6 horas, entre a cerimônia, a alimentação e a capoeira - é necessário permanecer até o fim. 

 Importante 

  1. Produzimos nosso próprio sacramento em Feitios próprios e regulares para consumo apenas nos encontros espirituais;

  2. Não comercializamos o sacramento;

  3. A contribuição é apenas para manutenção geral da instituição, das sedes; do plantio e produção do sacramento; da alimentação completa nos dias de encontros espirituais; dos estudos, seminários, palestras e demais atividades;

  4. Dispomos de bolsas para os membros em casos específicos: dificuldade de saúde e/ou financeira; terceira idade; família com mais de três membros presentes; indígenas; e dirigentes visitantes de outras linhas espirituais.

  5. Utilizamos apenas Ayahuasca em nossos encontros espirituais, produzida somente com cipó, chacrona, água e fogo. Não utilizamos nenhuma outra sustância psicoativa em nossas reuniões espirituais;

Ayahuasca e a saúde

A ayahuasca é uma chá milenar produzido sob os princípios espirituais a partir da cocção de duas plantas existentes na floresta amazônica, o cipó Banisteriopis Caapi (Jagube, Mariri) e o arbusto Psychotria Viridis (Chacrona). A ayahuasca é uma bebida enteógena, que possibilita a manifestação interior do divino e a expansão da consciência. Reconhecidamente benéfica e curativa, em vários aspectos da vida e da saúde,esta bebida sacramental é utilizada como medicina da floresta por diversos povos indígenas originários da América Latina, assim como por diferentes grupos urbanos,em contexto ritualístico.

 

A ayahuasca tem propriedades psicoativas devido à presença, nas folhas da Chacrona, de uma substância denominada dimetiltriptamina (DMT), cujas moléculas são similares às moléculas da serotonina e também encontram-se presentes no organismo humano. O chá atua como inibidor da monoamina oxidase (MAO) devido à ação de beta-carbolinas (Harmina, Harmalina e Tetrahidrohamina), alcalóides presentes no cipó Caapi. Se ingerida isoladamente, a DMT é metabolizada pela MAO no estômago sem chegar ao cérebro. Porém, os efeitos inibidores da MAO possibilitam a ação psicoativa e da DMT, de expansão da consciência e ativação da glândula pineal, agindo nos circuitos neurotransmissores da serotonina, noradrenalina e dopamina. A ayahuasca possui efeitos purgativos, que facilitam a limpeza do trato gastrointestinal, como também é possível que haja outros efeitos, como sensações físicas, leve aumento do fluxo sanguíneo, sudorese e/ou relaxamento.

Um corpo crescente de pesquisas - clínicas, psicofarmacológicas, etnobotânicas e socioantropológicas - tem produzido evidências científicas sobre o uso e os benefícios potenciais da ayahuasca para a saúde física e mental.  Conforme os princípios éticos, deontológicos e de boas práticas preconizados por organismos em nível global, a ayahuasca deve ser utilizada em contexto ritualístico protegido e com certos cuidados. A ayahuasca apresenta um bom grau de tolerabilidade, segurança, baixa toxidade e não causa dependência. O uso sacramental do chá pode suscitar experiências pessoais intensas, caracterizadas  pela introspecção, aumento da empatia, pela vivência de memórias passadas e visões (mirações), assim como por mudanças na esfera senso perceptiva, somática, cognitiva,afetiva e social caracterizadas pela experiência do transe extático, de bem-estar e expansão da consciência.

Restrições e Interações com outras substâncias (medicamentos, plantas medicinais e alimentos)

 

Em alguns casos, no entanto, pode haver efeitos adversos, como náuseas, inquietação, ansiedade, desorientação transitória, entre outras reações. Existem certas condições de saúde física e mental pré-existentes em que não se deve utilizar Ayahuasca ou consumi-la com cautela, como, por exemplo, nos casos de:​ 

- Acidente vascular encefálico;

- Cirurgia bariátrica;

- Doenças cardíacas;

- Doenças respiratórias crônicas;

- Doenças infecciosas agudas;

- Doenças hepáticas;

- Fraturas ou cirurgias recentes;

- Gravidez de risco;

- Hipertensão arterial;

-Transtornos mentais graves (psicose, esquizofrenia, transtorno bipolar de humor, depressão maior,transtorno de personalidade, transtorno do espectro autista);

- Transtornos neurológicos (epilepsia, Alzheimer);

- Transplantes.

As condições listadas acima devem ser devidamente informadas na FICHA DE NOVOS PARTICIPANTES, sendo IMPRESCINDÍVEL a orientação médica anterior a participação no Trabalho.

Outros cuidados com a Alimentação 


Alimentos ricos em Tiramina também devem ser evitados 24 horas antes e depois do uso da Ayahuasca, pois a ação inibidora da MAO pode elevar o níveis de Tiramina no organismos, podendo elevar a pressão sanguínea e causar enxaquecas.

 

Geralmente, alimentos envelhecidos, fermentados ou defumados, como:

  1. Carnes ou peixes envelhecidos, fermentados, defumados ou desidratados;

  2. Cerveja;

  3. Embutidos (salsichas, salame, linguiças);

  4. Feijões;

  5. Frutas secas;

  6. Laticínios próximos a data de vencimento, fermentados;

  7. Molho de soja;

  8. Queijos;

  9. Vinhos

  10. Para participar do Trabalho da Porta do Sol é importante que consulte previamente o seu médico ou terapeuta, bem como o/a Dirigente responsável pelos Trabalhos da Porta do Sol.

  11. Nas restrições listadas acima é IMPRESCINDÍVEL a orientação médica, anterior, devidamente informada na FICHA DE NOVOS PARTICIPANTES. Leia com atenção antes de preencher, sem omissões e assinar.

Estudos científicos

De acordo com estudos científicos, a Ayahuasca apresenta um bom grau de tolerabilidade e segurança, havendo inúmeras evidências acerca de seus benefícios potenciais, desde que consumida em contexto protegido e com certos cuidados.

 

O uso da Ayahuasca pode implicar em experiências pessoais intensas, sejam físicas, como tendência a aumentar a pressão sanguínea, entre outras sensações, e/ou subjetivas, caracterizadas pela introspecção, mirações, vivências de memórias pessoais e mudanças nas esferas perceptivas, afetivas, cognitivas e somáticas, produzindo a experiência subjetiva de bem-estar e alteração da consciência.

Casos em que a Ayahuasca  não deve ser consumida 

 

A Ayahuasca não deve ser consumida no caso de uso de certos medicamentos, como:

  1. os antipsicóticos (ex:clorpromazina, levomepromazina, haloperidol, risperidon, olanzapina, clozapina, etc.)

  2. estabilizadores do humor (ex:lítio, ácido valpróico, carbamazepina etc....

Casos em que a Ayahuasca pode ser consumida com restrições 


- Medicamentos: é vedado o consumo concomitante da ayahuasca com certos medicamentos, como: antipsicóticos (ex: clorpromazina, levomepromazina, haloperidol, risperidon, olanzapina, clozapina, etc.); estabilizadores do humor (ex: carbolítio, ácido valpróico, carbamazepinaetc) e antidepressivos (ex: fluoxetina, paroxetina, venlafaxina, citalopram, sertralina, amitriptilina, bupropiona, imipraminaetc), ou outras substâncias com efeitos nos níveis de serotonina, como medicamentos fitoterápicos (erva de São João, ginseng).
 

Os medicamentos classificados como substâncias inibidoras da recaptação de serotonina, que aumentam os níveis deste neurotransmissor no cérebro, podem provocar uma potencialização do efeito do chá, causando a síndrome serotoninérgica, cujos efeitos podem ser fatais. Nesses casos, recomenda-se a descontinuidade do uso de antidepressivos pelo menos de 3 a 5 dias antes de consumir do chá.
 

A ayahuasca também apresenta interação com: antibióticos (Linezolid); anti-histamínicos, inibidores do apetite, substâncias estimulantes, benzodiazepínicose substâncias psicoativas. Além disso, não é recomendada para pessoas que estejam fazendo uso regular ou intensivo de álcool, cannabis, cocaína, dextrometorfano (DXM), anfetaminas, metanfetaminas (MDMA), ecstasy, mescalina psilocibina e LSD. Nesses casos, recomenda-se a descontinuidade do uso pelo menos de 3 dias antes de consumir do chá.

Não há restrições sobre a participação nas reuniões de mulheres quando estão na fase de menstruação, no entanto, deve-se ter algum cuidado com estados de sangramento.
 

.


Recomenda-se a ingestão de uma dieta leve e equilibrada em açúcares, gorduras e carboidratos, isenta do consumo de álcool e carnes vermelhas ao menos três dias antes do Trabalho. Alimentos ricos em tiramina (carnes ou peixes salgados, defumados e desidratados; embutidos; queijos envelhecidos; molho de soja; feijões, entre outros) também devem ser evitados 24 horas antes e depois do uso da ayahuasca, pois a ação inibidora da MAO pode elevar os níveis de tiramina no organismo, podendo aumentar a pressão sanguínea e causar enxaquecas.

Cuidados com a alimentação

Precauções

  1. Para participar do Trabalho da Porta do Sol é importante que consulte previamente o seu médico ou terapeuta, bem como o/a Dirigente responsável pelos Trabalhos da Porta do Sol.

  2. Nas restrições listadas acima é IMPRESCINDÍVEL a orientação médica, anterior, devidamente informada na FICHA DE NOVOS PARTICIPANTES.

Referências

 

É importante destacar que nos tempos do Mestre Irineu não havia qualquer restrição; é com humildade e por respeito aos nossos "irmãos" que decidimos alertar sobre as questões acima mencionadas.
 

  1. Santos, RG. AYAHUASCA: neuroquímica e farmacologia. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) v.3 n.1 Ribeirão Preto fev. 2007.  (Disponível)

  2. Ayahuasca Scientific Literature Overview conducted by José Carlos Bouso for The International Center for Ethnobotanical Education, Research & Service  Disponível  Inglês  / Traduzido 

  3. Foods and Medications to Avoid with MAOIs    (Alimentos e Medicamentos para Evitar com IMAOs)  (Disponível  Inglês  / Traduzido  

  4. Ayahuasca psychedelic tested for depression  (Ayahuasca psicodélico testado para depressão(Disponível  Inglês / Traduzido)     

  5. ICEERS. Ayahuasca. Guia de Buenas Práticas.  (Disponível  Espanhol  / Traduzido)

  6. La Guia de La Salud Ayahuasc. (Disponível) 

bottom of page