top of page

ARTE E AYAHUASCA


O trabalho de estudo e pesquisa envolvendo a Ayahuasca é recente, no entanto a Arte do Conhecimento Transcendental, ou seja, a Arte do Êxtase, é antiga, e sempre esteve ligada a Arte, ou seja a poesia, e a musica.

Todos têm ouvido muito sobre Xamanismo nestes dias, e o que sabemos sobre xamanismo, pajelança, artes arcaicas do Êxtase, enfim, é muito pouco, resgatar a nossa história nativa e o que ela influencia (e influenciou) os nossos costumes urbanos até os dias de hoje é uma tarefa muito grande.

O xamanismo baseado na Ayahuasca é um fenômeno indígena e pertence às tribos indígenas da Amazônia Ocidental que guardam as chaves de um caminho para o conhecimento que vêm sendo praticando, sem interrupção, pelo menos nos últimos 5 000 anos. Mas nas cidades, no mundo urbano, este interesse é recente, creio que seja cerca de 100 anos.

No entanto nos últimos tempos tem surgido uma curiosidade cada vez mais crescente sobre os segredos nativos da cura do corpo e do Espírito, além do legítimo direito que temos de saber quem SOMOS, qual é a nossa raiz.

O brasileiro está tendo uma formidável mudança de comportamento, ao mesmo tempo em que estuda sobre os filósofos e pensadores europeus começa a se voltar para o SABER ancestral dos nativos da floresta, surgindo um novo fenômeno, sem precedentes na história o XAMANISMO URBANO, com ou sem plantas de PODER

Creio que concordamos que vivemos numa transição em que a velha ERA morre e a nova ainda está surgindo. Tudo a nossa volta prova isto: mudamos os costumes na educação, religião, tecnologia em quase todos os outros aspectos da vida moderna.

O mundo mudou, até na sua forma neste ano de 2005 – Os cientistas Benjamin Fong Chao e Richard Gross, da Nasa, usaram dados de um centro de pesquisa da Universidade de Harvard e concluíram que o achatamento da Terra diminuiu uma parte em 10 bilhões. A rotação do planeta foi afetada, os dias ficaram menores e o Pólo Norte mudou de lugar por 2,5 centímetros na direção 145 graus leste. Os dias, segundo os cientistas, ficaram 2,68 microssegundos mais curtos.

A rotação do planeta foi sendo afetada. Nós também somos afetados. Vivemos momentos especiais e únicos na história do mundo.

Num mundo tão diversificado como o nosso, em que tudo acontece ao mesmo TEMPO e em todos os lugares; assistimos qualquer guerra pela televisão em TEMPO real. Falamos com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo em TEMPO real.

Vivemos num mundo de mil oportunidades estamos na primavera de uma «busca espiritual» que toma, de momento, o aspecto de uma gigantesca efervescência, arrastando as jovens gerações numa espécie de «corrida à mutação», corrida um pouco febril, por vezes, que testemunha, em todos os Espíritos, uma consciência aguda de que «já não há tempo a perder se quisermos evitar, individual ou coletivamente, sermos apanhados na armadilha» de valores materiais liquescentes.

Os seres humanos estão comprometendo-se na via de uma busca interior e sentem, confusamente, que já não é tempo de hesitar, ao contrário, devemos tomar partido, porque a nossa própria evolução condicionará a deste planeta, ao qual estão ligados. Daí o caráter de urgência emanado da efervescência atual, que se está aqui para preparar alguma coisa. Mas o quê, exatamente?

A situação presente desemboca numa encruzilhada oferecendo toda uma gama de pistas possíveis no sentido de um mesmo, mas longínquo destino. É o labirinto das múltiplas práticas e doutrinas de «evolução» que pululam nas nossas praças públicas, cheias de spas espirituais.

Para superar e sintetizar a multiplicidade é necessário conhecê-la bem.

A ARTE do ÊXTASE nos leva à Expansão da Consciência, onde a nossa mente transcende os limites do espaço, do tempo e da causalidade linear.

Expandir a Consciência é, pelos seus objetivos e resultados, uma expressão muito ampla, pois, não há perda da consciência, nem descontrole, pelo contrário há um aumento de percepção dos sentidos, provocando a ativação da cadeia de neurônios.

A consciência que o ser humano tem de si mesmo apenas se expande, e alarga, abrangendo outras dimensões, enquanto consciência individual e coletiva. Sem perda da identidade própria, a pessoa sente que é, simultaneamente, alguém ou algo mais e que está, ao mesmo tempo, em outro lugar, pois é a consciência que transcende os limites do espaço, do tempo e da causalidade linear. De uma certa maneira, estando a consciência em expansão, o ser humano, durante um período, transcende o tempo linear, mergulhando num universo governado pela "Harmonia". Nesse instante, ele vive experiências que desafiam o paradigma científico existente e o chamado "bom senso" defendido pelo nossa mente racional.

Na Porta do Sol a expansão da consciência ocorre em consequência de uma decisão consciente de cada participante. Ela seguramente leva a uma evolução espiritual e a um despertar dos potenciais inconscientes, tais como habilidades, conhecimentos e sabedoria que toda pessoa possui.

Os princípios que norteiam a “inteligência” deste vegetal estão fundamentados na crença de que há um conhecimento que ultrapassa todo o SABER humano comum e é inacessível às pessoas em geral, mas que existe em algum lugar de nosso SER.

Buscamos na ARTE do ÊXTASE a experiência do encontro com o inconsciente transcendental, para alcançar o estado elevado de união das mil camadas da consciência onde a religiosidade está presente.

Acabamos aceitando de forma indiscutível que existe uma VIDA depois da VIDA, e que DEUS é UM e que TEMPO é ARTE.

Ayahuasca é uma palavra de origem Quéchua, ou seja, da época Incaica, que significa “VINHO dos ESPÍRITOS, VINHO da MORTE, VINHO da ALMA, ou CHICOTE de DEUS”.

Existe um antigo objeto relacionado ao uso da Ayahuasca que é uma taça cerimonial, esculpida em pedra, com ornamentação gravada, originária do sítio arqueológico da Cultura de Pastaza, na Amazônia Equatoriana, que floresceu entre 500 a.C. e 50 d.C., pertencente à coleção do Museu Etnológico da Universidade Central de Quito, no Equador. Isto indica que a Ayahuasca era conhecida há pelo menos 2.500 anos atrás. Sua antiguidade na Baixa Amazônia é provavelmente muito maior.

Ayahuasca é de uso muito antigo é um chá que leva ao que faz parte da história do Brasil. Até o padre José de Anchieta fundador da Cidade de São Paulo já citava a Ayahuasca como uma planta usada pelos nativos da terra. Em 1616 a Santa Inquisição a condenou formalmente.

A história do Brasil está cheia de relatos, e estudos sobre esse assunto desde o Século X VI. Em 1931 a A N. N, Dimetiltriptamina (DMT) é sintetizada e identificada como outro alcaloide deste chá. Podemos citar que Ayahuasca, no Século XXI consiste no mais avançado e democrático sistema de autoconhecimento que possibilita o acesso as verdades mais secretas, persiste nas mais OCULTAS das Sociedades SECRETAS de todos os TEMPOS. Que os nativos da Floresta amazônica usam a Ayahuasca o Yajé, ou qualquer um dos nomes que esta planta recebeu; a cultuam muito antes que a civilização europeia viesse a ser o que é.

Em 1918 o MESTRE IRINEU iniciava uma NOVA ERA para a Ayahuasca, mudando seu nome para DAIME, quebrando a tradição machista abrindo o Rito para as mulheres e até para os loucos, organizando um Hinário em português, com ensinamentos acessíveis a todos.

Surgem depois outras organizações que floresceram e se espalhararam pelo mundo iniciando o povo brasileiro na ARTE do ÊXTASE A iniciação pode ser considerada um novo começo, a transformação para uma nova forma de ser.

Todos que aqui estão se interessam pelas coisas do Espírito, e acredito que já tiveram suas experiências transcendentais. O transe altera a nossa percepção da realidade comum, passamos a observar estando no mesmo LUGAR mais coisas que estão contidas neste mesmo LUGAR e as coisas relacionadas com elas, que se multiplicam em forma de rede, desdobrando-se em inúmeras dimensões, até focando em algum fator determinado. Sem sair do LUGAR é ir a algum LUGAR que não é um LUGAR visível e eterno.

É uma busca, que pode ser “controlada”, ou seja, direcionada ou não, pois se deixarmos acontecer o nosso coração vai sempre nos levar para o LUGAR onde as nossas necessidades serão satisfeitas. O ARTISTA difere do comum porque FOCA, DIRECIONA, DETERMINA o que deseja e ao voltar ao seu LUGAR comum consegue transformar em algum tipo de ARTE o universo que se descortinou diante de seus olhos, além de repetir várias vezes o seu primeiro feito artísticos, ou seja, ele consegue reter a energia inspiradora materializá-la e apresentá-la ao público.

O homem comum não consegue fazer isto.

O sentido de ARTE designado para o conhecimento OCULTO nos primórdios dos TEMPOS é próprio deste, quando sacerdotes “receberam” seus cantos e poemas, as primeiras letras escritas, as mandalas, signos desenhados do zodíaco, leis que iriam inspirar o mundo. Os INICIADOS pintaram imagens de SHIVA, do TAO, dos ORIXÁS, dos DEVAS e NINFAS de CRISTO do céu e do inferno, os bailarinos sagrados, os desenhos, pinturas e esculturas dos TEMPLOS de todas as religiões, domesticando os ímpetos primitivos do bárbaro, humanizando – os. Tudo isso hoje fazem parte de nosso imaginário.

É oportuno mencionar os escribas, que escreveram pacientemente os livros SAGRADOS. Os famosos narradores de histórias de todas as tradições orais, hoje graças a eles ainda estamos coletando o SABER.

TUDO é ARTE.

A ARTE que designa um SABER, que se opõe à rotina a ARTE em que repousam as experiências, na intuição. A ARTE gerada no enigma da CRIATIVIDADE que fascina a humanidade alargando nossos horizontes.

Porque uma ideia SALTA do inconsciente, num determinado momento?

POR QUE?

Primeiro a ARTE “pede” LIBERDADE, além da LIBERDADE precisamos nos libertar, transcender a realidade conhecida, isto é do PASSADO, dos valores do passado, das crenças do passado. Ter liberdade mental, Liberdade de Espírito, estar disposto a entrar em crise de identidade cíclica ou perpétua, ver balançar os valores que garantem a sobrevivência a autoconfiança do SABER que SABE, no entanto, tem que se libertar do conhecido e enfrentar o desconhecido sem nenhuma garantia de NADA.

Liberdade para poder por si mesmo, descobrir o que a outros precisam ser dito. E isto a Ayahuasca faculta o SABER e a convicção do que se sabe, ou seja, tornar auto orientado, auto motivado, indo além de cada situação apresentada, tendo fluência de ideias, flexibilidade de pensamento, originalidade e capacidade de INOVAR e CRIAR.

POR QUE desejamos nos autoconhecer é porque não queremos mais estar inconscientes diante de nossas vidas externa e interna, queremos descobrir o significado da VIDA e do Universo, ou a "realidade última" que não é exprimível por palavras e sim por símbolos, tais como Nirvana e outros tais... E que até os Iluminados se recusam a definir, insistindo que TODOS deveriam passar, por si mesmos, por essa Experiência. Assim o significado de nossa existência e do Universo não se encontra em nenhum lugar fora de nós mesmos e sim no fundo da própria consciência.

Ao usarmos uma PLANTA de PODER que é de uso religioso de longa e ininterrupta data; e que pajés, xamãs e sacerdotes usam com o propósito de provocar transe objetivando a revelação, informação – isto é, a AYAHUASCA como SACRAMENTO – estamos trabalhando para nosso próprio autoconhecimento. Estamos trabalhando para que o Reino do SABER esteja ao alcance de TODOS os SERES, não estamos apenas preocupados com a nossa própria SALVAÇÃO, mas com TODOS, coletivamente, superando TODAS as estreitas limitações individuais e reconhecendo TODAS as realidades supra individuais dentro de nossa própria Mente, o que requer uma atitude bastante “universal”, pois não é possível deixar de "influenciar", por meio da vibração silenciosa, o Universo em que vivemos.

Descortinando o passado e o futuro, a infinidade do TEMPO torna-se presente imediato, através do sentido de UNIDADE interna e UNIDADE externa, da transcendência do TEMPO e do ESPAÇO, da ALEGRIA, da BEM-AVENTURANÇA e da PAZ, da OBJETIVIDADE e da REALIDADE do insight, num nível intuitivo e não-racional obtido pela experiência direta que provoca mudanças POSITIVAS na ATITUDE e no COMPORTAMENTO.

Tudo isto sem se perder, sem se apegar a ideias ou valores de outras pessoas, que simplesmente significa uma consciência que possui a capacidade de SABER que é concedente, ou seja, autoconsciente e de um ponto de vista metafísico, a essência da consciência, portanto, definida pela consciência limitada da forma humana.

Muito embora o desafio seja para o indivíduo definir as suas próprias LEIS, crenças, valores e identidade, a reação mais comum é a definição de si mesmo, a auto experimentação, refletir a natureza da época em que se está vivendo.

E o que estamos vivendo, que época é esta?

O que como artistas estamos projetando no MUNDO?

Que realidade nossas mentes criativas estão efetuando com a ARTE?

Transcenderemos nossos próprios limites na nossa vida?

Venceremos o medo indefinido de perder o CONTROLE, da dissolução egocêntrica, de ser consumido pelos pensamentos ou imagens, que surgem aparentemente de nossas próprias consciências, a sensação de “ficar pirado” favorece ou não?

O inconsciente apresenta duas dimensões em todos nós, a coletiva e a individual.

Abalar e alterar radicalmente os processos de pensamento; trazer novas ideias e apresentá-las ao mundo como uma poesia, uma música, uma nova descoberta cientifica ou não, seja o que for é ARTE.

Tanto o cientista o pensador, o músico o pintor, o poeta, tiveram que mexer com seus medos, tiveram que transcender seus limites tiveram que vencer a si mesmo.

Senhores e senhoras, agradeço a oportunidade de poder estar aqui com vocês, “pensando” sobre este importante tema A ARTE e a AYAHUASCA ou a AYAHUASCA e a ARTE, a ordem não altera o resultado.

Venho me envolvendo com a ARTE há muito tempo o mesmo se pode dizer de meus envolvimentos com a Ayahuasca.

Depois do breve relato sobre a expansão da Consciência, estamos todos chegando à conclusão de que alguém que toma este Chá torna-se automaticamente mais inteligente, os neurônios são ativados etc.

CERTO? Certo!

Isto é bom? É e não é.

Por que? Porque mais e mais pessoas estão ampliando seus horizontes, e a sociedade não está preparada para estes novos seres humanos, mais sensíveis, telepatas e criativos, sem que este SABER tenha que passar pelo crivo de mérito e demérito de qualquer pessoa, sem JULGAMENTO.

Pois não basta, aproveitar ao máximo a habilidade superior específica é preciso ainda desenvolver, nos indivíduos que a possuem, traços desejáveis de personalidade, e ética, Espíritos cívico e liderança, é ai que este SABER LIVRE vira religião, e na hora que este mesmo SABER começa a se enquadrar nos princípios filosóficos de qualquer SABER anteriormente determinado, ou seja, quando entra as INICIAÇÕES doutrinárias, começa a se tornar uma FORÇA POLITICA, no sentido de que todo ser humano é um ser socialmente político.

Tanto é verdade que em qualquer regime político de repressão os primeiros a serem reprimidos são os sacerdotes, e os artistas, que influenciam e são formadores de opinião pública, e o Brasil por mais que pareça estar avançando, não tem uma política séria para a Cultura que beneficie todas as formas de arte que o povo produz, exemplo claro é a situação o teatro, da dança da pintura, da escultura, os artistas vivem reivindicando migalhas do governos, e não importa que governo seja de esquerda ou de direita ou centro.

Em situação extrema no passado na idade média este mesmo conhecimento se tornou secreto, para ser preservado, pois que governava se sentia ameaçado com o Saber. Como os alquimistas fizeram isto?

Transformaram palavras em desenhos, em ARTE e em arquitetura e nos tempos modernos em literatura de ficção, em histórias contadas no cinema, que relatam tão bem o que está por vir. Júlio Verne descreveu o submarino antes mesmo de ele existir, e ele era o quê?

UM ARTISTA!

O surgimento deste I ENCONTRO de XAMANISMO é uma prova mais do que cabal desta afirmação. Quando xamãs, ou seja pensadores se reúnem para trocar ideias, se organizarem, estão trazendo a semente de um pensamento novo, para uma nova ERA que se inicia. A ARTES tem sido a ponta de lança de todos os movimentos do NOVO em todas as épocas, a DANÇA, A PINTURA o CANTO, e são estas justamente as ARTES praticadas no xamanismo mundial com ou sem a presença de uma Planta de PODER como é o caso da Ayahuasca que além de ser uma PLANTA de PODER é uma PLANTA MESTRA.

MESTRA porque além de inspirar ensina, orienta.

O potencial que brota de dentro de todos aqueles que passam por esta experiência é algo notável, tornando-se fonte de muitos conhecimentos, sendo referência aos que estão a sua volta.

Isto exige uma nova postura na educação, voltada para o desenvolvimento do que existe de melhor. O ser humano tem demonstrado uma sede quase insaciável de novidade nas ARTES, ciências e consequentemente, tem encorajado e celebrizado os mais CRIATIVOS. Por outro lado, ele tem manifestado um desejo tenaz de permanecer culturalmente conservador, olhando o outro que tem IDÈIAS com desconfiança e desprezo.

Diante disto não podemos negligenciar com a educação, não falo somente da educação escolar e acadêmica, mas da educação espiritual, senão esta população de homens e mulheres desde crianças até os mais avançados em idade, que estão dedicando suas vidas a ampliar suas mentes, fica sem função que são a minoria no mundo, uma parcela minoritária que pode em muito contribuir em proveito a coletividade.

O que não pode é se tornar isto um fator de marginalização.

O que não pode acontecer é as pressões afetivas ou até outras, tolherem a realização CRIATIVA da ARTE, ou seja, dos ARTISTAS, sejam eles artistas voltados para o sagrado ou para o mundano, pois na verdade tudo é mundano pois este planeta é um planeta de transitoriedade, de passagem onde tudo é uma ilusão e a MORTE é certa a TODOS.

O QUE FICA depois que o CORPO se acaba?

Importante reflexão para a VIDA que é feita de VIDA, onde tudo é vida, mesmo quando pensamos não termos mais vidas estão ainda VIVENDO, aqui ou em outra dimensão, o que se amplia neste momento histórico da humanidade é a consciência que nos leva além do já conhecido daquilo que entendemos ser VIDA.

Pois junte-se a todo este quadro as para-normalidades e as mediunidades atingindo a todos. É realmente um mundo novo que se descortina exigindo de nós maior entendimento.

UMA VERDADEIRA AUTO-INICIAÇÃO. “Uma iniciação é como uma sequência progressiva de impactos direcionados de energia”.

Do ponto de vista esotérico, a iniciação implica uma transformação permanente nos campos de energia dos seus corpos sutis. É importante entender que a iniciação não envolve aprendizado intelectual, é uma mudança permanente na sua estrutura e, portanto, no seu ser. Do ponto de vista esotérico, cada um de nós está envolvido por uma sequência de campos de energia alinhados.

Quando se usa a Ayahuasca estas palavras são verdadeiras, não apenas uma promessa. O que era privilégio de poucos está agora a disposição de TODOS, que engrossam as fileiras de milhares de pessoas auto motivadas no mundo inteiro.

Agora voltando a questão do porquê uma ideia SALTA do inconsciente, num determinado momento?

A ideia mensagem que implica e simboliza o futuro que está por vir, será manifestação das próprias dimensões inconscientes individuais de cada um. Manifestando-se destas dimensões inconscientes e individualizadas, as mensagens, ideias passarão do lado direito do cérebro para o esquerdo. Portanto sobre essas mensagens, ideias, ou sinais que parecerão se manifestar por vontade própria, não temos controle algum e se não registrarmos a ideia, mensagem vamos perdê-la, nunca mais iremos saber exatamente que ideia realmente veio, os poetas e os compositores, atores todos podem confirmar o que digo.

Eu mesma ao escrever o texto “Chico Mendes e o Encantado”, tive uma experiência incrível: Depois de ficar pesquisando meses sobre o nosso notável Herói nacional, comecei finalmente a escrever. Terminado o texto, um amigo me pediu para lê-lo, e quando fui ao computador notei que este estava apagado, simplesmente nada havia, claro que desesperei e não tive dúvidas, abri um novo arquivo e comecei a escrever tudo de novo. E no fim de algumas horas tinha uma nova peça pronta, mas bastante diferente da anterior, pronta perfeita sem retoques, com magia.

Isto nós chamamos de inspiração, são os segredos ocultos, agora revelado, que não acontecem sem que nada ocorra antes. São todos frutos de uma experiência comum: O AFLORAMENTO de ideias novas vindas das profundezas do nosso íntimo, de sob o consciente que longe de ser invalidado por se usar uma PLANTA de PODER como se pensava antes é altamente produtivo e certo.

Pois de qualquer forma é o encontro do indivíduo intensamente consciente com o seu MUNDO. Assim temos o ARTISTA que eleva seus pensamentos através do desejo de fazer uma OBRA.

Cabe ressaltar a diferença entre uma PLANTA MESTRA (a Ayahuasca) de qualquer outra droga alucinógena. Lembrando que a Ayahuasca não produz qualquer tipo de alucinação, não cria dependência, nem tão pouco vicia. A verdade é que a palavra DROGA foi usada pelos Botânicos nos primórdios do primeiros anos do descobrimento do Brasil para se referirem as plantas encontradas na FLORESTA AMAZÔNICA, eram as drogas do amazonas, e com o TEMPO devido a transformação em produto químico da folha de COCA ela teve uma conotação pejorativa sem que este termo DROGA voltasse a ter o mesmo sentido anterior.

E digo mais todo este raciocínio sobre o mundo, todo o TEMPO, que estamos usando para pensar sobre as verdades transcendentais, sobre salvação, sobre técnicas avançadas para curar doenças, são importantes, é necessário para o mundo o esforço que está sendo despendido de tantas mentes bem intencionadas. É maravilhoso saber que o velho SABER não foi (e nunca será) esquecido. Mas isto tudo será pouco se o Espírito da alegria não estiver presente.

É fundamental não perdermos o nosso senso de humor, a capacidade de rir de nós mesmos, seja morando nas cavernas seja viajando em naves espaciais de última geração.

A vida por mais que se prolongue é breve, a juventude é breve, a nossa vida útil no planeta é breve, o que vai ficar para cada um de nós no fim de tudo, quando estivermos nos últimos minutos de nossa transição definitiva, eu digo: o que vai ficar na nossa memória e na nossa saudade é a alegria com que vivemos é a nossa capacidade para ser feliz que vai contar. Por isto meus amigos o que importa é a nossa felicidade, o que importa é que o mundo almeje ser feliz alegre e risonho.

Obrigada a todos por terem me ouvido e me proporcionado estes momentos de convivência tão feliz, obrigada pela atenção, e pelo carinho com que me receberam, com certeza acrescentou algo na minha vida estar com vocês".

bottom of page